Atire a primeira preda. ♫ Eu, com essa dor de rim... ♪

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Voltando um tanto mais no passado

     


    No post mais lido deste blog, que definiu minha volta a escrever e o nicho a abordar, cito o texto abaixo. Antes de atualizar o que houve nos últimos anos resolvi reproduzi-lo aqui da forma como foi escrito. Este post também teve excelente visibilidade, mas por motivos pessoais desativei o blog. Segue na íntegra, sem edições. Do jeito que eu escrevia, com os preconceitos e incorreções políticas que possuía na época. Não repare na bagunça. O ano era 2007, o texto foi publicado em 01 de dezembro enquanto eu passava por mais uma crise por conta de pedras nos rins:

    "Fim do ano passado fui internado por causa do rim esquerdo. Este ano por causa do rim direito. Agora por causa do rim central. Blé, brincadeirinha pra dizer que tá tudo bem. Tô com vontade de escrever, então senta: fui internado nos dois casos porque meus ureteres são finos demais e as pedras que rolaram ficaram presas lá. A operação de retirada é simples e sem cortes: você recebe anestesia peridural, fica paraplégico por uma hora mais ou menos e nesse meio tempo os médicos fazem a festa contigo. Te põem de perna aberta numa mesa cirúrgica e inserem um cateter que vai até a pedra e tenta explodi-la. Sabe onde te inserem o cateter, não é? Pois é, ainda bem que a anestesia é geral, não queria estar lá pra ver os caras me estuprando a uretra. 

    Como o procedimento é agressivo ao ureter os caras colocam um cano ligando o rim à bexiga, senão corre-se o risco de que as paredes do canal se fechem ao cicatrizar. Esse cano é o tal do cateter duplo-J que citei aí embaixo. Minha história é complicada e comprida: sofri uma intervenção no rim esquerdo e fiquei duas semanas com esse catéter. A intervenção foi mal feita e a pedra continuou no mesmo lugar. Resultado: nova intervenção (um mês depois da primeira) em outro hospital e 30 dias com o cateter. No rim direito foram 60 dias com o cateter. Minha esperança era a de que o uso do duplo-J alargasse os ureteres, de forma que as novas pedras que eventualmente se formassem passassem pelos canais naturalmente. Pelo que sofri esses dias parece que funcionou. Os médicos são vagos sobre o que causa esta formação de pedras no meu caso. Mesmo analisando a composição dos cálculos não precisaram a causa, se genética, alimentar, se foi macumba, nada. Só me disseram pra não comer semente de tomate, que é rica em oxalato de cálcio, maneirar com leite e derivados e tomar muita água. Recomendo a todos que tomem água mesmo sem sede para não passar pelo que passei. 

    A quantidade de gente que encontrei na mesma situação me surpreendeu. Eu não bebia muita água, então para me forçar hoje em dia faço o seguinte: cada vez que vou ao banheiro me obrigo a tomar dois copos de água. Assim é certo que voltarei ao banheiro, tomarei mais dois copos e assim por diante. Além de diminuir o risco de formar cálculos sinto-me melhor com mais água circulando no corpo. Sobre a dor: encontrei uma mulher com o mesmo problema e ela confirmou que parto normal é até gostoso perto da dor dos cálculos. Nunca fiz parto normal, mas a dor é dolorida mesmo. Só com buscopan na veia passa. Mas o pior é o cateter... 

    A dor é menos intensa, só que até se você espirrar te machuca por dentro. Sem piadinhas sem graça, por favor. A urina parece cavalo de raça: puro sangue. A dor é similar à que os meninos (mesmo os que querem ser meninas) sentem quando levam pancada lá embaixo, só que é mais leve, afortunadamente. 

    E quando removem o cateter? Parentese. Pra retirar o cateter você é internado por algumas horas, recebe anestesia, te estupram de novo e tal. Aí da última vez resolvi brincar com o pessoal lá de casa depois que acordei do estupro. Liguei pra minha mãe: "É da casa do Sr. Laércio? É que ele não resistiu à intervenção e..." Puxa, pensei que ela fosse mais bem humorada e que conhecesse o filho que tem. Mesmo dizendo que era eu no instante seguinte ela ficou chorando do outro lado. Levei bronca de todo mundo. Tá louco, nesse mundo só tem gente sensível, deuzolivre, nem posso avisar pra minha mãe que eu morri em paz. 

    Voltando: quando removem o catéter é um troço de dar medo. Sai mais sangue que antes, só que é pior. Saem fragmentos das pedras que o cateter represou no rim. Saem pedaços das entranhas, dos rins, dos ureteres, da bexiga, do cérebro, é terrível de se ver, mas nem dói tanto assim. Aí acaba tudo no final e você fica bom. Além das dores físicas tem as dores burocráticas. Por ficar muito tempo afastado do emprego tive que receber da previdência, e foi uma trabalheira danada. Além disso, profissionalmente não foi nada bom ficar longe do trabalho. Não conseguia fazer música senão saia sangue. Bom, o que importa é que hoje estou muito bem, pronto pra ficar ruim de novo."

Foto que ilustra o post e representa os momentos de dor em que não se consegue comer, beber, rezar, só torcer pra pedra sair e levar a dor junto: Žygimantas Dukauskas on Unsplash

9 comentários:

leather-patch disse...


I think that you could do with some pics to ?rive the message home a little bit,

leather-custom-patches disse...


Grrrr… well I’m not writing all that over again. Anyw?ys, just wanted to say great blog!

velcro-patches disse...


He constantly kept t?lking about this. I will f?rwar? this post to him.

military-custom-patches disse...


Hey ther?! I simpl? would like to give yo? a big th?mb? up

pvc-patches disse...


I like the valu?ble inf?rmation you provide in your articles.

Elbow-patch-sweater-womens disse...

I love ?t whenever people c?me together and share thoughts.

blazer-with-elbow-patches disse...

I personally like your post,you have shared good article. it will help me in great deal.

iron-on-lettering-for-shirts disse...

Every one is sharing information, that’s truly good, keep u? writing.

Anônimo disse...

...Uma coisa que ainda assola.
Felizmente bem mais debatido e de fácil 'cura' (consequências terriveis. como PRESSÃO ALTA: E OUTREM).
Ainda estamos no verão (alias nos últimos dias o calor aqui em Poa UM INFERNO).
E bom lerem artigos que saem publicamente até para se aprender +.

Sucesso.

* O que são tais comentários anteriores?!

Postar um comentário

Atire a primeira preda.

Total de visualizações de página