Atire a primeira preda. ♫ Eu, com essa dor de rim... ♪

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Pedras

O assunto mais procurado no meu blog antigo é cálculo renal (editado: postei o texto aqui). Mais especificamente um detalhe do pós operatório: o catéter "duplo J". Já passei por esse procedimento 3 vezes, então acho que posso dar uns toques a quem está passando ou irá passar por isso. Uma leitora comentou aí embaixo que eu a assustei, mas gostaria de tranquilizá-la: quando bem feita, a retirada do catéter é indolor. Vamos à minha experiência:
Infelizmente sou um bom produtor de pedras nos rins. Com uns 20 anos tive o primeiro episódio. Um cristalzinho de nada levou duas semanas pra sair, produzindo dores que me impediam de dormir e trabalhar. Na época os médicos receitavam um medicamento que deixava a urina grossa e colorida, e eu tinha que torcer pra pedra sair do jeito que fosse. Depois das tais duas semanas nasceu um cristalzinho lindinho. Os médicos já não receitam os remédios que alteram a urina, apenas recomendam o aumento no consumo de água. E a mesma torcida pra que a pedra saia antes que você exploda.
Só tive que passar por isso de novo 10 anos depois, com mais um cristalzinho que me tirou de circulação por uma semana. Depois disso praticamente todo ano tinha uma crise com maior ou menor intensidade, mas sempre expeli o cálculo sem problemas. Já me achava profissional na arte de botar pedra pela urina.
Aí veio uma crise mais forte. Como estava calejado, achei que o cálculo seria expelido naturalmente mais uma vez. A dor já estava normal pra mim. Era ter dor, ir pro hospital, Buscopan na veia, alívio e algumas horas depois o cristal, sempre minúsculo, era expelido. Nessa crise houve o alívio, mas nada foi expelido. A dor depois de uns dias era menor, mas insistente. E diferente. Era uma dor aguda nas costas, do lado esquerdo. Um ultrassom constatou que a pedra era bem maior e ficou alojada no ureter esquerdo, exigindo um procedimento chamado urolitotripsia para ser removido. Nesse procedimento o médico usa os orifícios naturais do corpo (não sou mais virgem da uretra) para chegar até o cálculo e tentar destruí-lo. O povo chama de "laser", mas não é assim que a pedra é fragmentada. No final do procedimento é colocado o catéter duplo J.
O catéter é um canudo rígido de material plástico colocado no ureter, que é um canal que liga o rim à bexiga. Segundo meus urologistas o catéter é usado para que o ureter sofra o processo de cicatrização após a retirada de cálculos que ficaram presos ali. A urina produzida pelo rim é levada à bexiga através do catéter. Sem o catéter o ureter eventualmente ficaria obstruído pois as paredes do canal poderiam cicatrizar coladas uma à outra. Isso provocaria a hidronefrose, ou seja, o rim produz urina mas essa não passa à bexiga por causa da obstrução do canal, provocando inchaço no órgão, insuficiência renal, aumento de substâncias tóxicas no sangue e a perda do rim em casos mais graves. Aliás, esse é o mesmo quadro de quem fica com uma pedra entalada, como eu fiquei. Outra utilidade do catéter no meu caso foi alargar o ureter para que pedras parecidas com a que causou o problema passem por lá numa nova ocorrência sem provocar uma nova obstrução.
Minha primeira experiência com o catéter foi muito ruim. As outras duas foram só ruins. Nessa primeira vez o procedimento foi realizado em Santo André, no Hospital Beneficência Portuguesa. A impressão de que a intervenção foi feita apenas pra conseguir uma grana às minhas custas foi enorme. Não houve problemas na cirurgia, mas o período do pós operatório foi claramente esticado para que houvesse pelo menos uma diária a mais. Quando voltei para consultar o urologista do hospital que realizou a cirurgia tive uma surpresa bem desagradável que reforçou a impressão de que a cirurgia foi um caça-níqueis. O urologista disse que o plano não cobria as consultas com ele, mas ele "faria o favor" de retirar o catéter depois de duas semanas. 
Duas semanas depois retornei ao consultório e ele pediu a uma enfermeira que retirasse o catéter. O procedimento foi realizado sem anestesia. Ele havia deixado um fio que saia pela uretra, fio esse que estava amarrado na outra ponta ao catéter. A extração do catéter é simples: a enfermeira pediu o impossivel - que eu relaxasse - enquanto ela puxava lentamente a tal cordinha.  É extremamente dolorosa a retirada do catéter desta forma, pois não dá pra relaxar com uma pessoa arrancando um canudo de suas entranhas, e os esfíncteres da uretra travam mesmo. Doeu o cacete pra cacete. Perdoem a linguagem culta. O catéter tem algo em torno de 40 centímetros e 15 minutos de dor pra ser retirado dessa forma.
Depois de uns dois dias de desconforto tudo voltou ao normal, menos por um detalhe: a dor continuava idêntica. Aguardem o próximo capítulo para saber o que houve. Hoje eu já falei demais e sei que pouca gente gosta de texto grande.

439 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   401 – 439 de 439   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

amem, penso o mesmo... tenho plano tb fiz litotripsia em janeiro e agora outra em marco, detalhe no procedimento meu medico na tentativa de pegar a pedra no canal da uretra nao conseguiu, a mesma voltou pro rim. Mas estou com o segundo duplo j horrivel, sintomas de cistite, e em maio vou fazer uma tal de LECO para quebrar essa pedra... que sofrimento, nao sei se vou conseguir aguentar esse cateter ate la, pois depois desse procedimento ainda ficarei mais uma semana com ele, sinto pelas pessoas que nao tem plano... nossa que Deus ilumine todos nos e vamos beber agua gente...

Alice disse...

Apenas beber bastante água não resolve o problema, só faz o rim funcionar mais e se vc tiver uma pedra no rim ela vai para a uretra.
Se for pequenina, sai no xixi, se for grande ou pontuda fica agarrada alí e só sai com cirurgia. O ideal é consumir bastante cítricos, que em conjunto com a água, pode te salvar de cirurgias constantes.
Limão, laranja, conservas com vinagre (são ótimos probióticos tb), pickles, etc... são produtos ácidos, e eles ajudam a dissolver os cálculos renais em micro-pedrinhas.

Unknown disse...

Prezados, vim dividir minha experiência com o duplo J, visto que já estou no segundo duplo J. Meu caso difere um pouco do de vocês pois minha hidronefrose é sequela do tratamento oncológico, por este motivo, a cirurgia maior está contra indicada. No entanto, a primeira cirurgia para implantação do duplo J foi muito ruim, fiquei 3 semanas e tive muita dor no rim, durante as 3 semanas. Acontece que precisei colocar de novo e me indicaram o Hospital do Rim, aqui em SP, que eu nem sabia que existia. Foi a salvação, lá comentei com o urologista que a experiência anterior havia sido muito ruim e ele então, pacientemente me explicou que haviam vários tipos, diferentes materiais e tamanhos, me mostrou o que colocaria em mim, um material mais maleável e com 22cm apenas, seria o mais indicado. Ficarei 6 meses, não é um mar de rosas mas a dor no rim sumiu, sinto apenas os desconfortos de urgência miccional, um sem fim de idas ao banheiro e não esvaziamento da bexiga.

Unknown disse...

Prezados, vim dividir minha experiência com o duplo J, visto que já estou no segundo duplo J. Meu caso difere um pouco do de vocês pois minha hidronefrose é sequela do tratamento oncológico, por este motivo, a cirurgia maior está contra indicada. No entanto, a primeira cirurgia para implantação do duplo J foi muito ruim, fiquei 3 semanas e tive muita dor no rim, durante as 3 semanas. Acontece que precisei colocar de novo e me indicaram o Hospital do Rim, aqui em SP, que eu nem sabia que existia. Foi a salvação, lá comentei com o urologista que a experiência anterior havia sido muito ruim e ele então, pacientemente me explicou que haviam vários tipos, diferentes materiais e tamanhos, me mostrou o que colocaria em mim, um material mais maleável e com 22cm apenas, seria o mais indicado. Ficarei 6 meses, não é um mar de rosas mas a dor no rim sumiu, sinto apenas os desconfortos de urgência miccional, um sem fim de idas ao banheiro e não esvaziamento da bexiga.

NAFASAT QABEEL disse...

Olá a todos, você precisa de serviços de hacking?
Em seguida, contate> NOBLEHACKER284@GMAIL.COM para obter os melhores serviços de hacking.
Seja avisado, a maioria desses hackers chamados são os impostores,
Eu sei como os hackers reais funcionam, eles nunca se anunciam de maneira tão crédula e são sempre discretos.
Fiquei enganado tantas vezes por desespero tentando encontrar ajuda urgente para mudar minhas notas da escola,
Finalmente, meu amigo me apresentou a um grupo de hackers confiáveis ​​que trabalham com discrição e entrega prontamente,
Eles fazem todos os tipos de hackers variando;
-Secagem do site pessoal / empresas
-Sais dos cartões de ATM em branco.
- hackeamento de cartas
- entrar em contas de e-mail e localizar localização de e-mail
- todas as contas de redes sociais,
Banco de dados escolar para limpar ou alterar notas,
-Relimitação de arquivos / documentos perdidos
**** código do cartão iTune
-DUIs
- registros e sistemas de empresas,
- contas bancárias, contas Paypal, Bitcoin e conta Onecoin.
-Captura de cartões de crédito
-Correndo pontuação hack
-Monitor qualquer telefone e endereço de e-mail
- endereço IP curto
+ Toque na chamada de alguém e monitore sua conversa.
    Ao contratar seu serviço, você receberá uma garantia gratuita de 30 dias. Isso significa
Que se alguma senha for alterada neste período de tempo desde o momento em que você
Receba, eles vão obtê-lo novamente de graça.
     *** CONTATO> NOBLEHACKER284@GMAIL.COM

KELVIN JACK disse...

Olá a todos, você precisa de um serviço de hacking urgente?
Em seguida, contate:
Spiderhackers95@gmail.com
Para os melhores serviços de hacking. Eles apenas transferiram dinheiro para minha conta da conta bancária da empresa.
Eu sei como os hackers reais funcionam, eles nunca se anunciam, eles são sempre discretos.
Eu estava tão desesperado por um trabalho de hacking até que meus amigos me apresentassem a essa grande equipe de hackers.
Eles fazem todos os tipos de hacking variando;
-Desenvolvimento e atualização de notas universitárias
-Bank Hacking and transfer
-Sales e entrega rápida de cartões ATM em branco para retirada instantânea e transações on-line.
-hacking de todo o perfil de redes sociais. Por exemplo, Whatsapp, Facebook, Twitter, Instagram, Gmail, Yahoomail, Skype, Hotmail, Aol e.t.c.
-Hack Court system e registros criminais claros.
-Preparação geral de banco de dados.
-Relimitação de arquivos / documentos perdidos
-DUIs
-Sais de todos os hackers e software de rastreamento de dispositivos.
- Registro e sistemas da empresa de segurança,
- contas bancárias, contas Paypal
-Hacking of Paypal, BITCOIN, One Coin, Perfect Money e.t.c.
- Falha no cartão de crédito e débito.
-Monitor rastrear e recuperar qualquer telefone roubado e endereço de e-mail
-hack endereço IP
- Toque na chamada de alguém e monitore sua conversa
Entre em contato com eles e você ficará feliz por ter feito.
Spiderhackers95@gmail.com

KELVIN JACK disse...

Olá a todos, você precisa de um serviço de hacking urgente?
Em seguida, contate:
Spiderhackers95@gmail.com
Para os melhores serviços de hacking. Eles apenas transferiram dinheiro para minha conta da conta bancária da empresa.
Eu sei como os hackers reais funcionam, eles nunca se anunciam, eles são sempre discretos.
Eu estava tão desesperado por um trabalho de hacking até que meus amigos me apresentassem a essa grande equipe de hackers.
Eles fazem todos os tipos de hacking variando;
-Desenvolvimento e atualização de notas universitárias
-Bank Hacking and transfer
-Sales e entrega rápida de cartões ATM em branco para retirada instantânea e transações on-line.
-hacking de todo o perfil de redes sociais. Por exemplo, Whatsapp, Facebook, Twitter, Instagram, Gmail, Yahoomail, Skype, Hotmail, Aol e.t.c.
-Hack Court system e registros criminais claros.
-Preparação geral de banco de dados.
-Relimitação de arquivos / documentos perdidos
-DUIs
-Sais de todos os hackers e software de rastreamento de dispositivos.
- Registro e sistemas da empresa de segurança,
- contas bancárias, contas Paypal
-Hacking of Paypal, BITCOIN, One Coin, Perfect Money e.t.c.
- Falha no cartão de crédito e débito.
-Monitor rastrear e recuperar qualquer telefone roubado e endereço de e-mail
-hack endereço IP
- Toque na chamada de alguém e monitore sua conversa
Entre em contato com eles e você ficará feliz por ter feito.
Spiderhackers95@gmail.com

Anônimo disse...

... Retorno aki depois de algum tempo (o Rodrigo!).
Fui à uma nefro recentemente: tudo até bom, só a pressão arterial alta/tipo 18. Fiz uma RESSONÂNCIA; nada de ruim apareceu - só o médico queria fazer um outro exame (até com JEJUM) pois meus rins possuem tamanhos UM POUCO DIFERENCIADOS (e nada de ruim nisto). Acabei não fazendo.
Onde tomo remédio. Pois parece que a pressão pode aumentar por alguma irregularidade nos órgãos.
E verão chegando _ beber bastante líquido.

* Dica para quem tem CANCER DE PRÓSTATA: o familiar no qual mencionei que tinha a doença, e que tinha 2 JJ´S... Está usando um método recente para tentar sanar a enfermidade: onde parece aplicarem algo tipo INJEÇÃO em 3 vezes. Mostra ser BEM CARO. Onde estava com um sintoma de 'algo ruim na perna': e ter passado para alguma COSTELA. Vale ainda cuidar da saúde.


** E o que são tais comentários anteriores? Parece coisa de CRIME VIRTUAL... Queixem mesmo.

Anônimo disse...

Olá,

Nós estamos aqui mais uma vez para comprar rim para nossos pacientes e eles concordaram em pagar uma boa quantia de dinheiro a todos que desejem doar um rim para salvá-los e por isso, se você estiver interessado em ser um doador ou quiser salvar uma vida, você deve nos escrever no e-mail abaixo.

Esta é uma oportunidade para você ser rico, nós asseguramos e garantimos uma transação 100% segura com a gente, tudo será feito de acordo com a lei que orienta os doadores de rim.
Portanto, não perca mais tempo, gentilmente nos escreva em irruaspecialisthospital20@gmail.com

Hospital de ensino especializado em Irrua.

Anônimo disse...

...que normal que não há + comentários recentes!
Mais uma vez salientar que possuir normais regras ajudam a não enfrentar tais problemas/principalmente no VERÃO chegando. Queria que a PRIMAVERA durasse +. Aqui no sul o verão é escaldante; janeiro então - mal se dá para sair às vias.
Felizmente há muitos alimentos naturais onde se pode contar. Além de remédios. o famigerado CHÁ DE QUEBRA PEDRA funciona para 'não formar mais'. Quem dera se QUEBRASSE AS MALEDETAS (risos). E alguns refrigerantes se deve evitar (como COCA COLA). Alias nem sou adepto a tal.
Ficam aki minhas dicas para uma vida melhor.

Rodrigo


* Devemos confiar na mensagem anterior !?

Anônimo disse...

Praticamente sem comentários recentes... uau!
Agora verão começando; até acho meio que ruim - pois o calor em determinadas partes afeta (como aki no sul).
E como tenho um vício em líquidos (prefiro ficar sem comida do que bebida!)fico mal quando estes escassam.
Ingerir o máximo destes agora.
E sempre bom marcar consultas para eventuais problemas seguintes.

Alice disse...

Tenho que cuidar muito da hidratação, pq tenho histórico familiar de rins que pararam de funcionar silenciosamente. Quando tive que retirar as pedras do rim, não senti dor, só uma pressão. Nem a médica acreditou quando viu o exame de imagem. Então eu abuso da criatividade na hora de beber líquidos sem açúcar. Recentemente coloquei um saquinho de chá de romã em uma jarra com água gelada, que depois de um tempo ficou com um sabor fresco, aromatizada e levemente rosada. Uma delícia e mata a sede nesses dias tão quentes.

Anônimo disse...

...até pouco comentário ligado à uma coisa séria até!
Cada vez + descobrimos coisas sobre SAÚDE.
VERÃO quase acabando; até bom - aki no sul intenso mermo. ESTIAGEM recente/alias o Estado está sucateado. Triste mesmo.
E sucesso a todo(as).

Anônimo disse...

Acabei de retirar o meu, dói na hora da retirada mas passa rapido e é uma dor suportável o pior veio depois, a mesma dor como se fosse colica renal, mas ouvi falar que passa entre 2 a 3 dias.

Alice disse...

Agora é beber bastante líquido para se recuperar mais rápido. Caminhe um pouco, não fique muito tempo deitado ou sentado porque o desconforto piora. Só não pode levantar peso ou fazer força. Mas andar até que é bom.

Anônimo disse...

Até poucas mensagens... bom!
VERÃO encerrando, até bom: embora o calor aki no RS ainda esteja forte.
Já no INVERNO se bebe menos/onde se COME MAIS _ um problema até.
Cuidar com a ingestão de coisas. LÍQUIDOS sempre bem vindos. Além de ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL & EVITAR VÍCIOS. Ainda contribui bastante.

Anônimo disse...

... Disse & falou !!

Rodrigo

Turca disse...

Já fiz duas cirurgias para a retirada de cálculos. Nas duas usei o duplo J. Na primeira fiquei com ele 7 dias e na segunda (anteontem) fiquei apenas um dia. A retirada é muito simples e rápida. Ele deu um puxãoZinho e pronto.

Anônimo disse...

Tirei o cateter hoje e to tranquila. Único problema é urinar, quase morro de dor!

Anônimo disse...

Oi Alice
Caminhar pra mim está sendo um pesadelo ja faz um mês que estou com esse DJ e mal consigo sair de casa pois tenho ido ao banheiro com muita frequência vou do quarto pra cozinha e já volto correndo para o o banheiro parece q a bexiga vai estourar de tão cheia...
Mas é só impressão...
Resumindo sinto falta de fazer coisas simples por completo por que ate louça pra lavar não realizo até o final se precisar de pausa pra sentar ou ir ao banheiro...
E sabe lá qdo eu vou retirar pois dependo do sistema público de saúde...

Alice disse...

Um mês é bastante tempo. Eu já tive essa sensação de urgência para urinar quando precisei colocar cateter quando fiz uma cirurgia no joelho e não podia andar. Eu sentia muito ardor e acredito que era por conta do cateter estar mal posicionado. Cheguei até a ficar com cistite após a remoção dele. Nesse caso, quanto mais você se mexe, mais dá vontade de fazer xixi, mesmo estando com a bexiga vazia. Será que se você for ao pronto socorro, reclamando que está com muita dor, eles não removem? É algo tão simples... e você aí, sofrendo pela demora no atendimento do SUS.

Anônimo disse...

...Praticamente um mês sem mensagem. Bom!
Agora inverno chegando, época da ingestão de líquidos: embora nem dê vontade. Penso que deveria existir sempre 'primavera & outono'/além de bonitas _ + fáceis.
E com o caos na saúde - cuidar com tal; para não precisar usar tais serviços e em muitos casos piorar.

Anônimo disse...

E sem mensagens há 2 meses... o ideal NUNCA TER AQUI (onde o PROBLEMA NUNCA DEVERIA HAVER!).
Inverno atualmente e + líquidos. Como saudo PRIMAVERA & OUTONO (sem tais exageros 'tempistas').

Anônimo disse...

...Sem mensagens há mais tempo. Mara!
Agora a primavera exerce seu fascínio/ótimo _ e antes SEMPRE FOSSE ASSIM.

Anônimo disse...

Que legal ver pessoas passando pelo mesmo problema, tirei minha pedra achando que iria feliz pra casa até acordar da cirurgia com dor, os médicos me deram vários medicamentos pela veia e todo tempo no soro, mas a dor não passava até que resolveram me da alta e eu fui pra casa com a dor mesmo.
Conversei com meu urologista e ele me disse para tomar dipirona com um outro que esqueci o nome as vezes a dor passa e as vezes fico com ela 24h. O pior é dormir, durmo um pedaço de noite e outro pelo decorrer do dia, tomando analgésicos e um remédio de estômago, enfim conversei novamente com meu urologista e o mesmo informou que era pra eu marcar já a próxima consulta para retirar o cateter hahaha que notícia boa. Espero que ele me coloque novamente na sala onde tem as milhares de enfermeiras lindas.
E o cara que me locauteia com uma seringa (anestesia) kkkkk esse cara é de extrema utidade hahaha

Alice disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jr disse...

O que é NQI?

Anônimo disse...

...Agora inverno chegando, tempo de INGERIR MAIS LÍQUIDOS: alias HÁ O INVERSO/comem mais e esquecem de haver hidratação. Nunca!
No verão passado, fez um calor infernal: até de madrugada. Cheguei a tomar 4 banhos num dia. E nem adiantava.
Agora outono e chuva aqui em POA. E quando chove aqui dá um baita transtorno.
Num comentário recente (JYNX)... Alias Jynx quer dizer 'uma coisa ruim no manjado inglês'! Difícil alguém não se sentir mal na tal retirada. Fazem rapidamente e sem anestesia. Sei do stress causante. I melhor seria EVITAR DE USAR TAL. Manter bons hábitos.
E isso de "que legal pessoas passarem o mesmo problema". Credo.

Rodrigo

Anônimo disse...

obrigado pelo aviso de utilidade pública. Eu tava cogitando mas depois de ler seu comentario desisti.

Anônimo disse...

INVERNO no momento... frio iniciando aki em POA.
Devem ter assistido ao PAULO EGYDIO na BANDEIRANTES, no início da semana: útil mesmo.
Em tal estação, dá mais FOME do que SEDE: onde até SE GANHA PESO. Jamais deixar de ingerir líquidos!
SAÚDE/nosso bem maior.

* O que significa o anterior!?

Anônimo disse...

*).

Anônimo disse...

...VERÃO iniciando (bom & ruim ao mermo tempo!), hora de CUIDAR MAIS DA SAÚDE.
Ingestão de líquidos (acabei de ler num site que LIMÃO um diurético que auxilia mesmo).
Além de uma fruta deliciosa. Costumo fazer suco até caprichado (incluindo CASCA, AÇUCAR e BATER NO LIQUIDIFICADOR): ruim que dura pouco.
Há o tal SICILIANO. Só que mais caro.
E hoje li num jornal daqui sobre a CREATININA (não lembro se seria algo que 'poderia revelar doenças'). Embora importante o exame. Quem tem PLANO aproveitar. Ainda mais com a SAÚDE ruim no país.
É isto aí.

Anônimo disse...

Que bom que SEM COMENTÁRIOS HÁ QUASE 2 MESES!
Alias houve mais conscientização em relação a problemas assim (como da SAÚDE em si).
E que chegue logo o OUTONO/VERÃO dá mais vícios do que virtudes.


* Na parte do 'não era + virgem de uretra'... me deu até um negócio!!!!!

Anônimo disse...

...meio sem graça após o frio iniciar. Além da tal PANDEMIA chata!
Aki no sul deu uma caída mesmo/só que bem melhor que tal calor escaldante.
Até feliz sem comentários recentes. Parece que as pessoas estão mais cientes da saúde. Mais do que tempo mermo.

joel disse...

Olá! Tive calculo renal. E fui orientado pelo o urulogista utilizar o Duplo j.
No entanto o disconforto foi só no primeiro dia. E no segundo dia parei de tomar remédios para dor ao urinar.
No terceiro dia descobri que não sentia dores ou desconforto urinar sentado na privada. Então eu recomendo um teste com quem esta com o duplo j . Mija sentado e repara se vai melhorar a evacuação da urina. Pra mim me sinto nornal. Só aguardando a retirada do cateter. Espero ter ajudado . E agradeço a profissão urologista. Graças a Deus tem estes profissionais. Abraço.

Anônimo disse...

Oie: Que bom que poucos comentários recentes! Uma coisa que assola nem tão rara assim... Alias INVERNO chegando; tempo em que se INGERE MENOS LÍQUIDO & COME MAIS COISA - aqui no sul é assim. Sem falar que alguns alimentos causam tais coisas (até ouvi relato de que NEM SE PODIA TOMAR LEITE. Um dos melhores alimentos haventes/um QUENTE nem se fala). Ficam aqui + uma vez as dicas. Ter ótimos resultados após nem se compara. Valeu, Rodrigo.

* Um novo tópico falando sobre o problema no início do site.

Anônimo disse...

...Sem comentários desde meados anuais. Mara!
Verão se aproximando. LÍQUIDOS em abundância.
Além claro de exames caso preciso.

Anônimo disse...

Eu estou nessa briga não tenho plano de saúde estou com uma pedra no meu rim de 1.1 esquerdo fui internada colocaram um cateter duplo j mais sofro muito de dor estou na fila de espera pra faz a cirurgia pelo sus

Anônimo disse...

...comentei algumas vezes.
Alias SEMPRE momento de cuidar deste orgão (da SAÚDE em si).
Estava lembrando hoje - 10 anos que tive problema renal onde coloquei o JJ; e as lembranças são péssimas.
Ainda tomo remédio de pressão. Alias cuidarem mesmo sendo BAIXA (um familiar tem variação e até motivo de internação/com outros problemas de saúde).
Fiquei sabendo por um residente que cuida do respectivo familiar sobre 'diferença' entre LOSARTANA & HIDROCLORATIZADA. São de LABORATÓRIOS DIFERENTES. Embora com mesmo objeto. E um que me tratou disse que a H. evita o surgimento de (novos) cálculos.
Maneirar no consumo de REFRIGERANTE _ COCA COLA principalmente. Ingestão de muita água (verão chegando).

Boa sorte.

«Mais antigas ‹Antigas   401 – 439 de 439   Recentes› Mais recentes»

Postar um comentário

Atire a primeira preda.

Total de visualizações de página